Páginas

terça-feira, 4 de maio de 2010

Hoje eu sei dirigir!


Nossa! Já faz dois anos que eu tirei a minha primeira habilitação! Hoje em dia já é tão normal eu saber dirigir, minha família já conta comigo como motorista. Ando de carro pra cima e pra baixo. Mas só Deus sabe como foi difícil chegar até aqui.

Algumas pessoas até parece que possuem o dom de dirigir. Fazem as 15 ou 20 horas de auto escola, que é obrigatório pela lei, e aprendem a conduzir um veículo apenas neste período. E fazem o teste do Detran e já passam. Depois de algum tempo já estão com suas carteiras de motorista. Acho isso muito bonito, pena que comigo não foi assim.

Eu sempre tive vontade de saber dirigir carro, antes dos 18 eu já queria. Dizia que gostaria que no Brasil fosse igual aos Estados Unidos, que com 16 anos, a pessoa, já pode tirar carteira de motorista. Então meu pai me deu algumas aulas em ruas pouco movimentadas, depois me colocou na auto escola. Fiz minhas aulas teóricas, fiz o teste teórico e passei. Era fácil, não tive dificuldades. Aí passei para as aulas práticas, era difícil, o professor ficava estressado comigo, deu as 15 horas, e não consegui me sentir segura o suficiente, então fiz mais 5 horas, e fui fazer o teste prático na pista do Detran. Ninguém foi me acompanhar, nem meu pai e nem minha mãe. Estava tão insegura, triste, me sentindo sozinha, vendo as pessoas fazerem seus testes e não passarem (o que deixa a gente mais insegura, pensando que também não vamos passar) e outras conseguirem (o que não ajuda em nada, porque nos sentimos pressionados a também conseguir).

Finalmente, chegou a minha vez. Aquela pista apertada... Tendo que dirigir sozinha no carro, sem ninguém me dizendo o que fazer, (até aquele momento eu só tinha dirigido acompanhada, o que na hora acaba nos dando mais confiança, mas depois...). Estanquei duas vezes! E a funcionária tão "simpática" mandou eu sair do carro, sem maiores explicações. Fiquei sem entender nada, mas tive que reconhecer que não tinha passado. Puxa, é um momento tão difícil na vida da gente e eles nem se compadecem, tratando a gente com mais dignidade. É a vida! Sai de lá tão arrasada, só me despedi do instrutor e fui pegar meu ônibus de volta pra casa, às lágrimas.

E decidi que não iria fazer o teste enquanto não me sentisse bem confiante. E pra isso eu teria que passar mais tempo dirigindo, o que não daria pra ser através da auto escola. Haja dinheiro! Cada hora custa um absurdo. Imagine dezenas de horas, quanto custaria? Sem falar na impaciência de alguns instrutores, que faz é atrapalhar o aprendizado. Tive que esperar uns dois anos até meu pai ter condições financeiras de comprar um carro popular, já que ele só tinha uma caminhonete e não é a mesma coisa dirigi-la. E quando chegou o Pálio, eu o dirigia quase todos os dias, acompanhada do meu pai, em ruas pouco movimentadas, e também com o meu então namorado, de dezembro de 2007 a abril de 2008.

Segura o bastante para fazer o teste prático, procurei outra auto escola, e dessa vez foi tudo diferente. Passei no teste prático, confesso que não fui cem por cento no teste, perdi os três pontos que podia, afinal, aquela pista continuava apertada, mas recebi elogios do funcionário do Detran, quando passamos para as ruas. De tão confiante que estava com a minha direção, ele fazia ligações pelo celular enquanto eu dirigia. Demorei cinco meses para aprender a dirigir, mas aprendi (e mais alguns meses para me aperfeiçoar). Posso não ser a melhor motorista do mundo, mas hoje eu sei dirigir. E é tão bom dizer isso e viver essa realidade. Graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário